entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Honda apresenta modelo 2022 da XRE 300

Moto aventureira ganha cores e grafismos novos, mantendo a mesma estrutura e recursos

17/06/2021 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Em um País em que boa parte das ruas e estradas está longe de apresentar as melhores condições de tráfego, um veículo projetado para andar em terrenos e pisos de todo tipo tem lá as suas vantagens.  Essa versatilidade, além de um bom custo-benefício, é o grande argumento de venda da moto Honda XRE 300. 

Herdeira das pioneiras XL-250 e XLX-350 dos anos 1980, o modelo permanece por mais de uma década praticamente sem grandes alterações mecânicas e continua sendo considerada uma das melhores opções de seu segmento.

Adotando a máxima de que em time que está vencendo não se mexe, a montadora japonesa optou por fazer apenas retoques estéticos para sua versão 2022. 

Segundo o fabricante, um dos segredos dessa vida longa no mercado é justamente manter uma forte personalidade, além de combinar recursos suficientes para que a moto seja fácil de conduzir e se saia bem tanto em aventuras fora de estrada quanto no uso urbano do dia a dia. 

Leia mais:
+ Especialistas dão dicas valiosas para pilotar motos
+ Honda lança nova geração da moto aventureira Africa Twin

Relativamente simples em seu conjunto, a XRE 300 se destaca tem também como atrativos a economia de combustível – e de manutenção – a robustez e a segurança. Itens que, sem dúvida permanecem sendo demandas tão importantes agora como sempre foram.  

Além disso tudo, essa trail está em uma faixa particularmente interessante e prática: como não é muito grande nem muito pesada, fica fácil de controlar em situações de fora de estrada. E os mesmos leveza e porte – somados à posição mais alta de pilotar – são também vantagens no emaranhado trânsito urbano. 

Três versões 

O modelo 2022 da moto mantém três as opções de cor e grafismo, batizadas de XRE 300 ABS, XRE 300 Adventure e XRE 300 Rally. Todas têm as mesmas especificações técnicas, idênticas às do modelo do ano passado. Sua última modificação estética mais significativa ocorreu há dois anos. 

O motor é um monocilindro DOHC de 2.91,6 cc refrigerado a ar, com injeção eletrônica de combustível. A partida é elétrica, no tanque, pode ser tanto gasolina quanto etanol, graças à  tecnologia FlexOne.  

Usando somente etanol, a potência máxima chega a pico de 25,6 cv e, com gasolina, a 25,4 cv, sempre em 7.500 rpm. Já o torque máximo é de 2,80 kgfm (etanol) ou 2,76 kgfm (gasolina), sempre a 6.000 rpm. O câmbio é de 5 velocidades, com embreagem de acionamento mecânico do tipo multidisco em banho de óleo. 

O motor é envolvido por baixo por um chassi tubular de aço do tipo berço semi-duplo, que proporciona resistência e rigidez em usos mais radicais, condizentes com a proposta aventureira da moto.  

Na frente, a suspensão é do tipo telescópico, com tubos de 41 mm de diâmetro e 245 mm de curso. A roda com 21" é de alumínio, calçando um pneu 90/90.

Já na traseira, a suspensão tem curso de 225 mm e é composta por uma balança de alumínio, acoplada ao sistema Pro-Link com carga regulável. Ali a roda tem 18” com pneu 120/80. 

Os freios contam com um sistema ABS (antitravamento) de dois canais, atuando tanto no disco dianteiro quanto no traseiro. Faróis e lanternas são full-LED e o painel é do tipo Blackout, simples, mas bem fácil de visualizar. 

Os preços sugeridos e as novas cores e combinações disponíveis para a XRE 300 2022 são as seguintes: cinza metálico e branco para a Honda 300 ABS (R$ 20.390,0); cinza fosco para a 300 Adventure e vermelho para a 300 Rally (ambas a R$ 20.890,00), sem despesas de frete e seguro.  

A Honda garante a XRE 300 por três anos, sem limite de km e oferece gratuitamente as primeiras sete trocas de óleo. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.