entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Chevrolet traz nova S10 como picape mais potente e robusta

Chevrolet S10 agrada pela performance dos 207cv e a picape média também está pronta para encarar o trabalho pesado

17/04/2024 - Por Rodrigo França /RF1 / Fonte: iCarros

Se você tem a impressão de ver mais picapes andando nas ruas e estradas brasileiras, você está certo: o aumento deste mercado é expressivo nos últimos anos, representando quase 20% dos modelos mais vendidos do Brasil.

A novidade deste segmento é a chegada da picape Chevrolet S10 2025, que teve sua primeira exibição pública na ExpoLondrina, onde nossa reportagem pôde dirigir o novo modelo Um dos principais pontos de destaque foi o aumento da potência para 207cv, o que garante um número muito bom de aceleração de 0 a 100 km/h para uma picape deste porte: 9.4 segundos.

Além de mais potente, o novo modelo também apostou em outros dois itens importantes para quem busca uma picape: robustez, mostrando sua já conhecida força e capacidade de carga, e ao mesmo tempo mais conforto a bordo.

A ideia é atender o desejo deste consumidor cada vez mais exigente no mercado brasileiro: conciliar trabalho e lazer, permanecendo como opção para quem busca uma ferramenta de serviço confiável, bem como um carro versátil para o dia a dia.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 da Chevrolet S10 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas, sucessora da AT6.

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Montana (médio-compacta) e a Silverado (full-size premium).

A A nova S10 aposta em design

A Nova S10 é caracterizada pelo design moderno. Na dianteira, tudo é inédito, incluindo capô e para-lamas. As peças foram esculpidas para harmonizar com os novos faróis, grade e para-choque. O conjunto óptico (agora em Full LED) faz o veículo parecer ainda mais imponente.

Na lateral, além dos para-lamas posteriores, muda o acabamento inferior das portas, o desenho das rodas e os emblemas. A traseira também recebeu grande atenção dos projetistas. Destaque para as lanternas com led e a tampa da caçamba que evidencia o nome Chevrolet gravado em baixo relevo.

No caso da versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos; há lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto. Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo. Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A cabine da Nova S10 busca trazer o nível de requinte de um SUV premium, mas ainda assim passando a sensação de robustez de uma picape todo-terreno. No volante, além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, com painel de instrumentos de 8 polegadas e uma central multimídia de 11 polegadas. Para aumentar o conforto a bordo, a nova S10 trouxe mudanças como a recalibração da suspensão, novos amortecedores e novo conjunto de pneus e rodas.

A redução do nível de ruído e de vibração também foi significativo, por conta das placas acústicas adicionais nas portas, nas colunas, no teto e também o motor turbodiesel mais silencioso, como vimos em nosso percurso de teste com obstáculos off-road em Londrina.

A nova S10 aposta em conforto e estabilidade, mas sem perder sua essência de picape, com capacidade de carga superior a uma tonelada, motor com torque elevado, tração 4x4 e reduzida.

Picape com inteligência artificial

A picape da Chevrolet chega equipada com a nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel, considerado um dos melhores do mundo. Pela primeira vez um propulsor nacional é gerenciado por inteligência artificial (IA). Esta tecnologia potencializa o desempenho do veículo em um patamar nunca visto no segmento.

“A inteligência artificial é capaz de processar centenas de simulações por microssegundos, considerando também a condição de componentes do motor para encontrar o parâmetro de calibração mais próximo do ideal. Isso traz uma vantagem sem precedentes por conseguir combinar performance, consumo de combustível, dirigibilidade e emissões”, explica Fabio Daumichen, engenheiro-chefe da Nova S10.

Além de mais potente, a picape também trouxe números interessantes quando o assunto é consumo. De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. A sintonia entre os dois garante melhor aproveitamento do torque e menor atrito de seus componentes internos. Na prática, isso se traduz em acelerações lineares, fortes retomadas e trocas de marcha mais suaves.

Tecnologia e segurança

A S10 possui o sistema OnStar, que amplifica a conectividade da picape, seja pelo Wi-Fi nativo com sinal até 12 vezes mais estável, seja por meio da atualização remota de sistemas eletrônicos, seja através do app que comanda funções do automóvel de forma remota. Ele também oferece serviços customizados de proteção e segurança, como o de resposta automática em caso de acidente.

A picape também traz carregador por indução e entradas USB tipo A e C na dianteira e na traseira. Já a lista de assistência ao motorista e segurança inclui alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de ponto cego, farol alto automático, iluminação Full LED, volante com coluna de direção telescópica, chave presencial com partida por botão e tampa traseira com trava elétrica e sistema de alívio de peso.

Esses itens se somam aos equipamentos já disponibilizados para a linha S10, como partida remota, acendimento automático dos faróis, câmera de ré de alta definição, controle eletrônico de oscilação de reboque, ar-condicionado digital, banco do motorista com ajuste elétrico, sensor de chuva, alerta de colisão com frenagem automática de emergência e alerta de saída de faixa.

A nova S10 2015 está em pré-venda em três versões:

Chevrolet S10 Z71 - R$ 281.900
Chevrolet S10 LTZ - R$ 292.800
Chevrolet S10 High Country - R$ 302.900

Um dos diferenciais é a garantia de cinco anos, o que ajuda a trazer segurança ao consumidor que busca durabilidade e confiabilidade.

Fabricada no Brasil, no complexo industrial da GM em São José dos Campos (SP), a nova S10 deve ajudar a escrever mais um capítulo na história de sucesso no segmento de picapes.

No caso da Chevrolet, o aumento tem sido expressivo: mais de 29 mil unidades vendidas a mais em 2023 em relação ao ano anterior. E a S10 tem uma impressionante base de consumidores no Brasil: 860 mil. Pelo visto, este número vai crescer ainda mais em 2024 e nos próximos anos.

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.