entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Mitos e verdades sobre gasolina aditivada

Será que é melhor abastecer com gasolina comum e colocar aditivo?

07/03/2024 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

A gasolina aditivada está disponível no Brasil desde 1992 e, até hoje, existem polêmicas sobre esse tipo de combustível. Para ajudar os consumidores a decidirem qual o melhor combustível para o seu veículo e entender os mitos e verdades sobre o produto, Gilberto Pose, especialista em combustíveis da Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, traz algumas respostas para dúvidas comuns que cercam esse combustível.

É verdade que existem vantagens em abastecer com combustível aditivado?

Sim. Os aditivos limpam os resíduos de carbono que se formam dentro do motor, protegendo o sistema de admissão contra a formação de depósitos. Manter o motor limpo internamente é fundamental para que o propulsor permaneça com bom desempenho.

Além disso, a partir da limpeza das válvulas, há maior facilidade no processo de combustão, melhorando também a economia geral de combustível. Isso significa que, com o motor mais limpo, o sistema de injeção e a queima do combustível melhoram, otimizando o seu rendimento.

As montadoras recomendam o uso de combustíveis aditivados?

Sim, a maioria das montadoras recomenda o abastecimento com combustíveis aditivados, especificado no manual do proprietário. 

Abastecer com combustível aditivado com frequência melhora a performance do veículo?

Sim, é verdade. Um veículo frequentemente abastecido com combustível comum pode ter muito resíduo acumulado nas partes internas do motor. Para uma limpeza completa é preciso abastecer entre quatro e cinco tanques com combustível aditivado de qualidade. O mais indicado é que o uso de combustíveis aditivados seja frequente, pois, além de limpar, os aditivos evitam a formação de novos depósitos de resíduos. A nova fórmula de Shell V-Power, por exemplo, é ideal para qualquer tipo de veículo, desde os movidos a gasolina aos flex, como também os de baixa ou alta potência, pois ela evita o acúmulo de partículas que prejudicam o desempenho do motor. 

Posso utilizar aditivo na gasolina comum?

Não é recomendável. A aditivação dos combustíveis é realizada de forma automática pelos sistemas de carregamento dos caminhões, dentro das bases de distribuição da Raízen, marca licenciada da Shell no Brasil, Argentina e Paraguai. Além de o sistema liberar a quantidade exata de aditivos para a quantidade de combustível a ser carregada no caminhão, ela ocorre de modo que a carga fique completamente homogênea dentro do tanque do caminhão.

Importante destacar ainda que os aditivos são desenvolvidos pela Shell Global e são frutos de extensos processos de pesquisa, que levam, em média, 5 anos para ficarem completamente prontos. Além disso, são altamente testados seguindo metodologias e normas técnicas internacionais. Por isso, podemos comprovar sua eficácia e garantir uma limpeza de até 100% dos resíduos acumulados nas partes críticas do motor, proporcionando um melhor desempenho do automóvel.

Combustível aditivado “vicia” o motor?

Não. Quanto mais abastecer com combustível aditivado, melhor. O uso constante ajuda a limpar e manter o motor livre de resíduos, protege e lubrifica as partes internas em contato com o produto para que se movimentem mais suavemente, reduzindo o gasto de energia, além de auxiliar sua performance e desempenho. 

A gasolina aditivada tem cor diferente da comum?

Sim. Para diferenciar a gasolina aditivada da comum, as empresas adicionam corante a sua formulação. Cada marca utiliza uma cor, o que não tem relação alguma com a qualidade do combustível, que não sofre nenhum tipo de alteração. Vale ressaltar que a única cor que não pode ser utilizada é a azul, restrita à gasolina de aviação. 

Colocar combustível aditivado em veículo que só usa comum pode causar falha no motor?

Não. As falhas acontecem por conta dos resíduos acumulados no motor, que dificultam o fluxo correto de combustível. Ao abastecer com produtos aditivados, é feita uma limpeza destes resíduos pelos detergentes presentes na fórmula. Mas não se preocupe. Os dispersantes presentes nos combustíveis aditivados têm a função de ‘quebrar’ os resíduos que se desprendem do motor em partículas microscópicas, evitando que se acumulem nos filtros. 

O combustível aditivado ajuda a reduzir a emissão de gases do efeito estufa?

Ajuda sim. Quando há um aumento no desempenho do combustível, consequentemente há redução no seu consumo, o que contribui também na redução das emissões de gases poluentes. No caso da Shell V-Power, ela proporciona queima mais completa do combustível, por sua ação diferenciada na limpeza das partes críticas do sistema de alimentação dos motores. Dessa forma, uma combustão mais completa e eficiente colabora para uma menor emissão de gases de efeito estufa pelo sistema de escapamento do veículo.

Todo combustível aditivado é igual?

Não. Cada distribuidora tem uma fórmula exclusiva dos aditivos adicionados aos combustíveis. A nova gasolina Shell V-Power, por exemplo, traz a tecnologia INFINITY, que entrega ainda mais performance e rendimento, promovendo o rejuvenescimento no desempenho dos motores e proporcionando uma queima mais eficiente do combustível. 

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.