entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Ford festeja crescimento de 40% de vendas no Brasil

Montadora, que deixou de produzir veículos aqui em 2019, reconquista mercado com novos modelos importados

13/03/2024 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Depois de um período de retração, por conta da pandemia de Covid-19, o mercado automotivo no Brasil está em franca recuperação. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, Fenabrave, em 2023 o crescimento médio nas vendas foi de 12%. E, entre as marcas que mais motivos têm para comemorar está a Ford.

Isso porque, não custa lembrar, a montadora norte-americana deixou repentinamente de produzir veículos no Brasil em 2019, fechando suas fábricas em nosso país nos meses seguintes. Com isso, além de abrir mão de modelos que vendiam bem – especialmente os da linha Ka –, a marca deixou os consumidores no mínimo desconfiados.

O fato é que, não somente em nosso país, mas em praticamente todo o mundo, a Ford mudou sua estratégia e, a não ser pelo clássico esportivo Mustang, simplesmente deixou de produzir os chamados carros de passeio, concentrando-se apenas em utilitários, como SUVs e picapes.

E, em alguns países, como o Brasil, deixou de ser também uma fabricante local para se tornar apenas importadora. O resultado imediato disso foi uma grande – e previsível – queda em seus números de venda em nosso mercado. Mas, em 2023, esse panorama mudou radicalmente.

Ford fez vários lançamentos em 2023 e reconquistou espaço

A virada foi vitaminada com um bom cardápio de lançamentos recentes – somente ao longo de 2023, foram nove deles, entre novas gerações de modelos e suas versões – como a nova geração da picape Ranger e de sua versão mais braba, a Raptor e o crossover elétrico Mustang Mach-E.

Com essa munição, a marca conseguiu recuperar o fôlego e, pelo visto, a confiança dos compradores. E isso se traduziu em números vistosos.

Emplacando mais de 28,5 mil unidades no Brasil ao longo de 2023, a Ford registrou um crescimento de cerca de 40% em relação ao ano anterior. Uma das principais responsáveis por esse feito foi a recentemente renovada picape média Ranger.

Produzida na fábrica da montadora na Argentina, a Ranger teve um aumento de 42,5% em suas vendas, ultrapassando as 20.300 unidades – algo muito significativo, se levarmos em conta que sua versão mais barata, a XLS 2.0 diesel 4x2 automática, não sai por menos de R$ 235 mil – embora seja esse um valor bem competitivo em seu segmento.

Segundo o revendedor Slaviero, concessionário autorizado da marca em Curitiba, assim como a Ranger, o utilitário comercial Transit também puxou os números da marca para o alto. Ele está disponível como furgão, van e chassi livre (para usos diversos, como por exemplo VUC, caminhão leve para entregas urbanas).

Para este 2024, a marca deve fazer mais lançamentos no Brasil, trazendo para cá uma renovada picape F-150 – que foi apresentada no último Salão do Automóvel de Detroit, nos EUA – e, também, a nova geração do Mustang (o clássico, a gasolina), com sua versão incrementada GT.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.