entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Transferência de veículo passa a ser digital em SP

Processo ganha mais velocidade e começa a ser feito pelo aplicativo do PoupaTempo

04/04/2024 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Transferência de veículo passa a ser digital em SP

Desde o último dia 12 de março, quem mora no estado de São Paulo pode fazer a transferência de carro virtualmente, algo inédito no País, sem a necessidade de ir ao cartório. O anúncio foi feito nesta semana pelo Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e pelo Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran-SP).

Desta forma, a Transferência Digital de Veículos (TDV), como o governo paulista tem chamado a ação, possibilitará que este processo seja feito rapidamente. Através do aplicativo do PoupaTempo, a transferência é realizada em poucos minutos.

Para fazer a transferência do veículo através do TDV, acesse o aplicativo do PoupaTempo, acesse a aba “Transferir Propriedade de Veículos”. O processo é totalmente automatizado e valerá para vendedores e compradores que possuem a conta Gov.Br nos níveis prata ou ouro.

Vale lembrar que, assim como ocorre com o processo de transferência “tradicional”, é necessário que o carro passe por uma inspeção através de uma empresa credenciada de vistoria. Com a automatização do processo, tudo é feito em cinco minutos. Sem a digitalização, o serviço levava de três a dez dias para ser completado.

“Nossa estratégia é a seguinte: nós apostamos na digitalização e a experiência nos mostra que é o caminho correto. Os governos que estão apostando na digitalização estão fazendo com que os Estados cresçam mais e ofereçam serviços melhores”, afirmou Tarcísio.

“A vida do cidadão vai se tornando mais fácil e previsível, e o governo vai ficando mais eficiente, transparente e blindado. Investir em digitalização é investir em eficiência, é economizar recursos, é dar transparência e evitar o descaminho. E hoje damos mais um passo importante com o que o Detran está proporcionando com a transferência digital de veículos”, completou o governador.

Em um primeiro momento, o sistema está liberado para veículos de pessoas físicas que já tenham o CRV-e (Certificado de Registro de Veículos) com placas Mercosul ou do formato antigo. No segundo caso, ainda é necessário que o novo proprietário resida na mesma cidade em que o veículo está registrado.

De acordo com a Prodesp, a expectativa é de facilitação de até 70 mil transferências de veículos por mês nas 645 cidades paulistas na primeira etapa de implementação da TDV (Transferência Digital Veicular).

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.