entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

De volta para o futuro

Com design inspirado nos antigos modelos da Horex, a VR6 Roadster chega para marcar o retorno do fabricante alemão ao mercado

06/01/2012 - Carlos Bazela/Agência INFOMOTO / Fonte: iCarros

Apresentada em 2010 durante o Intermot, tradicional Salão de Motos que acontece em Colônia, na Alemanha, a Horex VR6 Roadster marca o renascimento do fabricante alemão conhecido pelos modelos Regina e Resident. Sem produzir nenhuma motocicleta desde a década de 1960, a Horex volta ao mercado europeu este ano com uma moto totalmente nova e recheada de novidades mecânicas. Com destaque para o motor de seis cilindros em “V” e o sistema inédito de lubrificação contínua da corrente.

Todavia, no quesito estética, a marca alemã preferiu não ousar muito. Em busca da forma perfeita para a VR6, a equipe do designer Peter Naumann utilizou um processo incomum. Eles redesenharam antigos modelos da Horex – com base em fotos e visitas a museus e encontros de motociclistas – e fizeram um processo de “evolução natural” para ver como essas motos se pareceriam se fossem criadas hoje, onde existe a influência de outros modelos, como a Ducati Streetfighter – que também conta com suspensão traseira monobraço e escapes colocados do lado direito – e, claro, tecnologia.

Segundo Naumann, “nem todo traço da moto precisa ser um milagre de design. É muito melhor focar no modo como os desenhos se completam para causar uma boa impressão no geral”. Assim, linhas agressivas, como as da MV Agusta Brutale, foram deixadas de lado para dar preferência a contornos mais sóbrios e sem exageros geométricos, como é o caso da BMW F800R.

Da mesma forma que seus patrícios da marca bávara, Naumann se preocupou com a ergonomia ao desenhar a VR6. A forma arredondada do assento, com altura de 820 mm, em conjunto com o desenho do tanque de gasolina de 19 litros – principalmente da linha longitudinal que corta a lateral do reservatório, oferecem bom encaixe para os joelhos e ajudam ao piloto a se sentir dentro da moto, ao invés de sobre ela.

Mecânica inovadora

Enquanto a BMW, que desenvolveu um motor de seis cilindros em linha para a família K 1600 GT, a Horex optou por outra geometria para agrupar essa mesma quantidade. Dispostos em “V” a uma distância de 15º, os seis cilindros que compõem o motor de 1218 cm³ da Roadster fazem dele tão compacto quanto alguns propulsores de quatro cilindros. Essa solução permitiu a criação de uma moto com tamanho consideravelmente menor do que seria, caso adotasse um sistema semelhante ao da BMW.

Essa inovação toda tem pai e mãe. O motor VR6 vem sendo desenvolvido desde 2005 em parceria com a Universidade de Munique e ficou pronto a tempo de ser equipado na versão conceito da Roadster, em 2010. Com triplo comando de válvulas no cabeçote (TOHC), o propulsor é capaz de gerar 161 cv a 9000 rpm e tem torque máximo de 13,7 kgf.m a 7000 rpm. Embora tenha potencial para um desempenho maior, a moto tem sua velocidade limitada eletronicamente a 250 Km/h.

A grande novidade da VR6 Roadster, entretanto, é o inédito sistema de lubrificação sólida da corrente. Por mais estranho que isso possa parecer, o funcionamento é simples. O sistema utiliza uma fina película de filme com grafite para lubrificar a corrente da transmissão final. As partículas de grafite aderem aos elos e, segundo a Horex, o sistema protege o conjunto de maneira mais eficaz, uma vez que lubrifica a corrente de maneira contínua.

Naked equilibrada

A ciclística da VR6 Roadster é bem equilibrada. Montada em um quadro de alumínio, a moto conta com suspensão WP com ajuste de pré-carga da mola. Ambas tem curso de 120 mm, sendo a dianteira invertida (upside down) e a traseira monobraço oscilante com amortecedor central.

O sistema de freios que equipa o novo modelo da Horex também não deixa por menos. A roda dianteira tem disco duplo de 320 mm de diâmetro mordidos por pinças radiais de quatro pistões da marca Brembo, enquanto na traseira, disco o único de 264 mm e sua respectiva pinça de dois pistões – também da marca italiana – se encarregam da frenagem. Para completar o conjunto, a moto conta ainda com a ajuda da última versão do sistema ABS da Bosch (MB9).

As vendas da VR6 Roadster estão previstas para começar na próxima primavera europeia. Entretanto, o departamento comercial da Horex ainda não divulgou nenhuma informação sobre o preço da moto. Tudo que se sabe é que a marca alemã vem procurando revendedores para representá-los também na Áustria e na Suíça.
  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.