entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Ducati Monster 821 abre mão do design para ser funcional

Com as linhas do modelo de 1.200cc, nova naked da Ducati retorna aos primórdios da família, mas com bastante eletrônica

18/07/2014 - Carlos Bazela (Agência Infomoto) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Quando Miguel Angel Galluzi desenhou a primeira Monster em 1993 anos, ela era exatamente o que se esperava de uma naked: simples no visual, mas caprichada na motorização e na ciclística. Com o tempo, o modelo acabou herdando também no design o refinamento das superbikes de Borgo Panigale, como mostra a 796, também montada e vendida no Brasil. Agora, a Ducati repete na Monster 821 a mesma receita que consagrou a família há vinte anos: menos preocupação estética para focar em eletrônica, segurança e motorização em prol do prazer de pilotar.

Entretanto, o fato da Ducati se preocupar com outras coisas além do visual na sua concepção não significa que a Monster 821 seja uma moto feia. Com linhas arredondadas, ela traz muito de sua irmã de 1.200cc apresentada no final do ano passado, principalmente na rabeta e no conjunto formado pelo tanque com capacidade para 17,5 litros de capacidade e pelo quadro em aço treliçado.

O escape também segue o mesmo estilo do modelo maior. As saídas dos cilindros se convergem em um único cano que novamente se duplica na ponteira, que fica do lado direito. A grande novidade, no quesito visual, é a balança convencional. A peça substitui o monobraço, traço característico em diversos modelos da marca italiana, e reforça a ideia de um retorno aos primórdios da família Monster. 

Propulsor consagrado

A nova Monster 821 emprega o acertado propulsor Testastretta 11º de dois cilindros em “L” e 821 cm³ arrefecido a líquido que já equipa a família Hypermotard. O motor é capaz de gerar 112 cv de potência máxima a 9.250 rpm, enquanto o torque máximo é de 9,11 kgfm disponíveis aos 7.750 giros. O câmbio é de seis marchas.

Nos freios, a moto traz disco duplo dianteiro de 320 mm mordidos por pinças Brembo de quatro pistões e montagem radial, enquanto a roda traseira conta com disco único de 245 mm de diâmetro com pinça de pistão duplo. O sistema ABS é item de série e atua em ambas as rodas. As dimensões também são de naked peso médio, com 2.154 mm de comprimento, 1.061 mm de altura e 867 mm de largura. O peso em ordem de marcha é de 205 kg. 

A altura do assento, por sua vez, é ajustável entre 785 e 810 mm para acomodar pilotos de diversas estaturas. Já a suspensão é composta pela balança traseira em alumínio com monoamortecedor Sachs de link progressivo e totalmente ajustável e curso de 140 mm, enquanto a roda dianteira conta com garfo invertido de 130 mm de curso. Os pneus são Diablo Rosso II cujas medidas são 120/70 ZR17 na frente e 180/60 ZR17 atrás. 

Toque alemão

Mais do que um revival da primeira geração, o projeto da nova Monster reflete uma linha de pensamento mais racional. Contribuição dos alemães do Grupo Volkswaggen, que controlam a Ducati por meio da Audi desde 2012. Um exemplo disso é a quantidade de itens eletrônicos presentes no modelo. Além dos freios ABS com três níveis de regulagem, a Monster 821 traz acelerador eletrônico (ride-by-wire), três modos de pilotagem e controle de tração com oito opções de ajuste.

Feita para substituir a Monster 796, a nova moto está chegando o mercado europeu com preço maior em relação ao modelo atual, algo natural considerando-se tudo o que ela oferece. Na Itália, por exemplo, o valor cobrado pela 796 é de 9.690 euros, enquanto a 821 chegará por 10.790 euros (cerca de R$ 32.500) e 10.290 euros (aproximadamente R$ 31.000) pela 821 Dark, que se diferencia pela pintura totalmente preta. A moto está prevista para chegar ao Brasil no segundo trimestre de 2015.
  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.