entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Dafra vê nos scooters o caminho para crescer

Dafra aposta em atualizações no Citycom 300i e no vindouro Cityclass de 200cc

23/04/2014 - Carlos Bazela/ Agência INFOMOTO FOTOS: Divulgação / Fonte: iCarros

A Dafra está decidida a se consolidar no segmento brasileiro de scooters. Na última segunda-feira, 14 de abril, a marca anunciou a chegada do maxi scooter Maxsym 400i. Com preço sugerido de R$ 20.900, o modelo traz um completo conjunto de itens de série e vocação para rodar por distâncias mais longas. Todavia, além do novo fruto da parceria com a taiwanesa Sym, a Dafra deixou claro sua intenção de se manter forte entre os modelos menores do segmento e já confirmou tanto atualizações no Citycom 300i para agora, como a vinda do Cityclass 200 para o segundo semestre deste ano.

O Maxsym chega para rivalizar com o já consagrado Suzuki Burgman 400. Para isso, o novo produto da Dafra investe em um bom conjunto de equipamentos de série e alguns “mimos”. Entre eles, estão os LEDs que compõem a lanterna traseira e fazem a iluminação diurna dos faróis, que também contam com sistema de acendimento automático, o botão no manete esquerdo para abrir o assento e o bocal do tanque de combustível, escondido no túnel central, que fica entre as pernas do piloto.

“Depois do sucesso do Citycom, scooter criado para atender a necessidade de locomoção diária e bom desempenho em rodovias, lançamos o Maxsym 400i que tem como principal atrativo um belo pacote de equipamentos de série”, afirma Sergio Dias, diretor comercial da Dafra. No visual, o maxi scooter tem o tradicional porte robusto composto em grande parte pelo largo escudo frontal, que abriga um completo painel de instrumentos, porta-objetos laterais e um grande compartimento central fechado à chave. Abaixo do assento, o Maxsym 400i acomoda dois capacetes fechados.        

Feito para viajar

A novidade da Dafra chega com foco em oferecer mais desempenho e conforto para quem pretende enfrentar longos trechos de estrada. Para isso, o Maxsym é equipado com motor monocilíndrico de 399,3 cm³ refrigerado a líquido com comando único no cabeçote. A potência máxima gerada pelo propulsor é de 33,3 cv a 7.500 rpm, com torque máximo de 3,2 kgf.m obtidos nos 5.500 giros – bons números para um scooter com essa capacidade cúbica.

Nos freios, o destaque é a presença do sistema C-ABS da Bosch, que alia as tecnologias de antitravamento e frenagem combinada, que distribui a força entre os dois discos de 275 mm de diâmetro na roda dianteira e o disco único de mesmo tamanho na traseira. As rodas, por sua vez, são de 15’’ na frente e 14’’ atrás, maiores do que as do seu rival japonês.

Além do conjunto mecânico, as características touring do Maxsym 400i ainda incluem o grande parabrisa ajustável, o apoio lombar para piloto e para a garupa e uma saída de ar quente localizada no túnel central e direcionada ao assento. Já o tanque, tem capacidade para 14,7 litros e, segundo a marca tem consumo médio de 24,7 km/litro.

“Fizemos questão de trabalhar para trazer ao mercado um produto que entrega tudo o que um consumidor desta categoria almeja, mas visando uma relação custo-benefício realmente positiva e acredito que por R$ 20.990 conseguimos alcançar este objetivo”, completa o diretor comercial da Dafra. O Maxsym 400i chega às concessionárias ainda em abril nas cores branca e preta.

           

Scooters para todos os gostos

Embora a grande estrela da noite fosse o Maxsym 400, a Dafra aproveitou para anunciar as mudanças para o modelo 2015 do bem sucedido Citycom 300i. Sem mudanças estéticas, a diferença fica por conta da tecnologia de frenagem combinada FH-CBS (Fully Hidraulic Combined System, ou freios combinados de acionamento hidráulico). Assim como no scooter maior, o sistema tem a função de distribuir a força de frenagem entre as duas rodas. O modelo 2015 do scooter chega às concessionárias em 22 de abril com um aumento de preço em função da nova tecnologia. O Citycom 300i agora custa R$ 15.240.

“Nossos resultados com o Citycom comprovam o quanto o consumidor brasileiro está atento aos benefícios e vantagens proporcionados por um veículo dessa categoria, especialmente para aqueles que buscam um modelo que atenda as necessidades de locomoção diária nas grandes cidades ou mesmo para o lazer com pequenas viagens nos finais de semana”, comenta Dias. Até o final de março de 2014, o Citycom 300i teve 989 unidades emplacadas de acordo com dados da Fenabrave, federação brasileira que contabiliza a distribuição automotiva.

Além do upgrade no scooter já conhecido, a Dafra confirmou a vinda do Cityclass, que foi apresentado no último Salão Duas Rodas, em outubro de 2013 para o segundo semestre desse ano. Voltado para o uso praticamente urbano, o modelo tem rodas aro 16’’ e já conta com a tecnologia FH-CBS. Os planos da marca, no entanto, não param por aí e durante a apresentação desta semana já foi mencionada a possibilidade de trazer algo ainda maior do que o Maxsym 400i para 2015. Não podemos esquecer que a Sym já comercializa uma versão do modelo com motor de 600 cc. Será ele o próximo?

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.