entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Concept Roadster antecipa próximos passos da BMW

Naked conceitual emprega nova geração do motor boxer, tem visual agressivo e dá pistas dos próximos rumos da BMW

28/07/2014 - Carlos Bazela (Agência Infomoto) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Para comemorar seus 90 anos como fabricante de motos, a BMW Motorrad olhou para trás. O conceito criado por Rolland Sands prestava homenagem à R 90 S e acabou se tornando a R nineT, que acaba de chegar ao Brasil. Agora, a marca bávara decidiu focar suas atenções no futuro e o resultado desse estudo é a Concept Roadster, um conceito com linhas agressivas e visual futurista que entrega pistas do que a fabricante alemã reserva para o segmento naked em um futuro próximo.

Apresentada em maio passado durante o Concorso d’Eleganza Villa d’Este, tradicional evento de veículos clássicos realizado na Itália, a Concept Roadster é uma big naked de design sofisticado. O grande tanque de combustível forma um conjunto harmônico com as placas onde o piloto apoia os joelhos. Já o toque de agressividade é endossado pelas aletas laterais triangulares que ladeiam o radiador e ajudam na refrigeração do motor. 

O ar futurista é percebido principalmente no farol, que reinterpreta as formas arredondadas da BMW com um desenho poligonal e a estilosa faixa composta por LEDs. Na rabeta, quem dá o tom é o minimalismo, com assento de pouca espessura e a lanterna embutida no subquadro. O ângulo de elevação da traseira, aliado ao monobraço alongado, reforçam a esportividade da naked e dão até um ar semelhante ao das motos que participam de competições de arrancada. 

Boxer de última geração

A BMW equipou a Roadster com seus traços mais marcantes, como a transmissão final feita por eixo cardã e, claro, o motor boxer de dois cilindros opostos de 1.170 cm³. No entanto, ao contrário do que foi feito com a R nineT, a marca bávara optou por equipar o conceito com a nova versão do propulsor, com o sistema de refrigeração líquida. 

O desempenho é o mesmo de outras motos que já contam com essa motorização: 125 cv de potência máxima a 7.750 rpm e torque máximo de 12,7 kgfm a 6.500 rpm. No conceito, o propulsor faz parte da estrutura da moto e se liga ao restante do modelo por meio de um pequeno – mas nada discreto – quadro tubular em forma de triângulo. 

Conceito funcional

Centralização de gravidade e controle ao pilotar também foram aspectos levados em conta pela BMW. A opção por um guidão mais alto ao invés de uma configuração streetfighter é outra prova de que a marca bávara não se preocupou somente em criar uma naked radical, mas uma moto “pilotável”. “A Concept Roadster é tão empolgante de se olhar quanto pilotar”, diz Ola Stenegard, chefe de design de veículos da BMW Motorrad. 

A única parte questionável no projeto da Roadster é o escapamento. O cano de saída alargada que chama a atenção abaixo da traseira destoa do desenho harmonioso encontrado no restante da moto. Logo, não seria surpreendente se a marca bávara optasse por outra peça, talvez rente à rabeta, como era na HP 2 Sport, ou abaixo do quadro, em uma eventual versão de produção.

O refinamento do design da Roadster, aliado à sua motorização, cria a sensação de que ela irá além do conceito. E, se levarmos em conta a rapidez com qual a R nineT se transformou de showbike para modelo produzido em série, o anúncio da Roadster como mais nova estrela do line-up da BMW pode estar mais próximo do que se imagina.  
  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.